Em 2024, eu farei 50 anos e resolvi registar 50 momentos, casos ou projetos profissionais em que eu participei até agora. E vou começar essa série justamente com o “Orkontro do Festival de Verão Salvador”, já que nessa semana há uma feliz coincidência: 20 anos do Orkut e a edição dos 25 anos do Festival de Verão Salvador.

O Orkut foi lançado em 24/01/2004 (há exatamente 20 anos) como um projeto pessoal de um engenheiro do Google chamado Orkut, chegando a alcançar mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sem dúvida foi a primeira rede social de grande sucesso no Brasil e alfabetizou muito brasileiro na cultura digital, o que chamamos hoje de “redes sociais”  ou “social media”. Faço parte dessa geração que teve a sorte de viver o off e on, de ver e viver essa transição.

Em 2004, eu era gente do portal iBahia.com e coordenava o site do Festival de Verão Salvador. Estávamos preparando a edição do Festival 2005, quando Maurício Magalhães, diretor da Rede Bahia na época e também coordenador do FV, nos ouvindo falar sobre uma comunidade no Orkut” onde 500 pessoas falavam diariamente sobre o Festival, deu a ideia de reunir essa turma numa sala para saber o que de fato eles achavam sobre o evento.

Daí surgiu o Orkontro com uma gigante reversão de expectativa positiva: as pessoas, convidadas numa lista VIP e fechada, achavam que seria um bate-papo informal, no máximo um pizza com refrigerante, e chegaram lá e encontraram uma prévia do evento com palco, luz, show, banda, bebida e comida de graça, além do sorteio de ingressos. Uma super festa no Hotel Othon, em Salvador, com o padrão de eventos da Rede Bahia (afiliada da Rede Globo). Sem falar no mais importante que foi a oportunidade de discutir cara a cara com a organização do evento e poder agradecer, elogiar, criticar, se queixar, e claro, escalar a grade do palco principal do seu jeito.

Resultado: os “hatters” viram “lovers”. E, naquela época, a gente nem sabia o significado desses conceitos.

Confira neste link o PDF do texto de Cléber Paradela, que na época foi responsável por várias ações digitais e promocionais do FV, com o título “Toca Raul” que também (e tão bem) conta essa história.